CCR linha 4 do Metro – Cristo, Cruz e Redenção

Neste mês de junho tive duas experiências das quais gostaria de comentar neste espaço. A primeira veio com um passeio que fiz a tradicional festa do tapete de corpus Christi em Itapecerica da serra. Nada de muito diferente que os anos anteriores, ruas enfeitadas, balões, helicópteros com vôos rasantes, idosos e crianças comendo algodão doce, e um padre sabichão dono de uma verdade absoluta na cidade. Inquestionável.



Bem, isso não é novidade, mas o que me chamou a atenção foi o fato de São Pedro ter contribuído neste ano, fazendo com que o céu ficasse livre o dia todo. Na festa de Corpus Cristhi 2010 não choveu legal isso né. Mas o que tem de tão importante nisso? A preservação das belíssimas imagens construídas ao longo da madrugada fria que antecede o evento. Quero aqui parabenizar aos artistas, alunos e voluntários que fazem desse espetáculo um evento de muito orgulho de nossa cidade. No entanto, os elogios param por aqui.


Enquanto passeava entre os quase 2 km de tapete, pude observar diversas expressões de um mesmo cristo. O cristo que se alternava entre o olhar das crianças, dos jovens, dos bêbados, dos velhos, dos incrédulos, dos ateus, do padre... Um Cristo mitificado por anos e anos de festas religiosas.


A igreja promoveu muito bem sua imagem, e ainda a promove. O papel da igreja tem sido muito bem cumprido. Quase não se questiona a veracidade desses marqueteiros romanos. A tríade do marketing cristão está nos símbolos Cristo, Cruz e Remição. Mais que a trindade essa simbologia nos mostra como funciona a engenharia do marketing cristão, que promove guerras, misérias e o controle cruel das riquezas terrenas. Claro, sempre oferecendo riquezas celestiais para compensar. Mas isso são apenas observações, não vou me aprofundar mais nesse assunto, até porque este não é o espaço ideal.


Essa reflexão sobre as imagens, a igreja e aquele povo pobre que vi naquelas ruas me fez lembrar outro CCR, mas este muito mais moderno, bonito e com claro intuito de trazer Roma para mais perto de nós. O CCR da Companhia de Concessões Rodoviárias.


Já não bastasse este conglomerado capitalista reinar absoluto por nossas rodovias, eis que em junho, ele mostrou seu novo empreendimento inaugurando 1/10 do que será a linha 4 do metro.


- Que beleza! O trem não tem maquinista e nos leva em 2 minutos de pinheiros à Paulista.


Confesso que também fiquei impressionado com a tecnologia emprenhada na obra, mas porque eu deveria ficar impressionado se esta é a empresa que mais lucra, nos ultimos 5 anos, no Brasil? Se esta é a junção das maiores construtoras do país com uma líder no ramo em Portugal e que não investiu um décimo do que sua concessão está prevendo de lucro em 4 anos?


Pois é, nesse caso acho que de CCR estamos bem servidos. Enquanto a igreja explora os pobres com seu CCR ideológico, extorquindo o pouco que resta dessa miserável massa de “ lunáticos corrompíveis” a outra CCR enche os bolsos com suas estradas, revisões veiculares e transporte público.


O mês de Junho, com a COPA do MUNDO, tem muito que se orgulhar desse Brasil Pentacampeão de Futebol. Porquê só isso nos orgulha. O resto nos envegonha.


A luminosidade e o colorido do tapete de corpus Cristhi na festa de Cristo, Cruz e Redenção, abraça-se e nos leva para a escuridão do túnel cavado sob a Av Rebouças na consseção da outra CCR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fazer seu comentário, por gentileza, deixe seu nome seu e-mail. Dê sua opinião sobre os temas e, ou, o blog. Muito Obrigado!