São Vicente é um brasilin, Chei di ligria chei di cor ...

A morna caboverdiana é mais do que um estilo musical, trata-se de um convite à Liberdade. Não apenas no contexto nacional, daquele país, cuja a independência é recente, mas da essência libertária da alma. Os sons da Morna, da onda, do beijo da onda na praia, é um som humano. Nasce, quebra e renasce em todos os póros do nosso íntimo nos guiando em sua frenética sequência num passo, num outro." chei di ligria chei di cor...".
Cesaria Evora, a diva dos pés descalços,  é uma das maiores interpretes da morna no mundo. Por ela que conhecemos grandes nomes da poesia caboverdiana, no universo da composição musical, os quais , talvez, jamais ouviriamos falar.Dentre eles, destacam-se Rufino Almeida, Manuel de Novas, Teofilo Chantré e Pedro Rodrigues. Este ultimo compôs o belo "Carnaval de São Vicente" que veremos mais abaixo.  De Mindelo para o mundo, Cesaria Evora nos presenteou em seus quase 60 anos de carreira com clássicos como  " Cabo Verde Manda Mantenha", " Flor di nha esperanca" e "Amor di Mundo", entre outros.
Bem, deixo aqui uma breve degustação deste fenômeno musical que continua fazendo sucesso e mostrando à todos nós o quanto um pequeno arquipélago no Atlântico, por anos esquecido e ignorado, pode educar este  Mundo tão artificial e frio em que vivemos.
A canção "Carnaval de São Vicente" nos faz sentir orgulho de sermos brasileiros. Do outro lado do oceano existe um povo que ama nossa cultura mas não esquece a deles. Acho que isso nos serve de lição também.. pensem nisso!

Salve a diva: Cesaria Evora!!!


Carnaval de São Vicente( Pedro Rodrigues)
J'a'm conchia São Vicente
Na sê ligria na sê sabura
Ma 'm ca pud fazê ideia
S'na carnaval era mas sab

São Vicente é um brasilin
Chei di ligria chei di cor
Ness três dia di loucura
Ca ten guerra ê carnaval
Ness morabeza sen igual



Nô ten un fistinha mas sossegod
Ca bô exitá bô podê entrá
Coque e bafa ca ta faltá
Hôje é dia di carnaval

São Vicente é um brasilin
Chei di ligria chei di cor
Ness três dia di loucura
Ca ten guerra ê carnaval
Ness morabeza sen igual


Carnaval De Sao Vicente (jazzy carnaval mix).

Abraços

FV

Um comentário:

Para fazer seu comentário, por gentileza, deixe seu nome seu e-mail. Dê sua opinião sobre os temas e, ou, o blog. Muito Obrigado!