Morená – Peça fala sobre a origem do mundo no Embu das Artes – Entrada Franca – dias 08 e 09 de dezembro.



O Teatro Popular Solano Trindade recebe, dias 8 e 9 de dezembro, a peça teatral “Morená”, espetáculo apresentado pelo grupo de teatro do Ponto de Cultura Arapoty Cultural que fala sobre a origem do ser humano contada a partir de uma cosmovisão Kamaiura.
A peça se passa com o avô Vento contando para sua neta Brisa a história do romance entre uma lagoa ancestral e o Sol, que teria dado origem à vida do ser humano na terra. Mavutsinim, o espírito do Sol, encanta-se com a beleza de Morená, uma entidade mítica formada a partir da fusão da alma de uma deusa estelar com a de uma lagoa. Apaixonado, ele se transforma no primeiro homem, e faz dela uma mulher, tornando-se o primeiro casal humano na terra.
No entanto Morená acaba atraindo a inimizade de Kanassan, um espírito sombrio que governava a penumbra e a noite ancestral.  A partir daí nasce uma rivalidade entre eles e muitas aventuras ocorrem, envolvendo os pássaros, os espíritos sombrios, o vento, as águas.  Toda a natureza se une para trazer o dia para o mundo e libertar Morená do jugo de Kanassan. Após uma grande batalha formam-se diversas nascentes e rios, inclusive o Xingú.
De uma forma lúdica e romanceada, fenômenos da natureza vão se personificando e levando o público a refletir sobre a formação deste mundo e a necessidade de preservá-lo.
O texto é de Kaká Werá, escritor e ambientalista de origem indígena tapuia. O elenco é formado por um grupo de jovens e adolescentes de Itapecerica da Serra, que estão concluindo uma formação de três anos como Agentes Culturais, curso que envolveu os temas Matrizes Indígenas Brasileiras, Matrizes Africanas, Teatro, Narração de Histórias, Música e Artesanato.
Morená tem direção de Tatiana Zalla, trilha sonora de Leandro Pfeifer e Cia Deodara,   iluminação de Fran Barros, coreografia de Fletir Cia de Dança, com participação especial da bailarina Thais Gimenez, Produção de Elaine Saron. Conta, ainda, com a colaboração de André Dib no registro fotográfico.


Ficha Técnica:
Texto: Kaká Werá
Direção: Tatiana Zalla
Trilha Sonora: Leandro Pfeifer e Grupo Deodara
Iluminação: Fran Barros
Cenário: Elaine Saron e Stephanie Dias
Figurino: Sawara, Ana Maria Carvalho e Mariana Acioli
Maquilagem: Stephanie Dias
Produção: Elaine Saron
Assist de Produção: Stephanie Dias e Gabriel Franco
Designer Gráfico: Iago Sartini
Coreografias: Fletir Cia de Dança
Elenco: Arapoturma: Anna Raquel, Amanda Felix, Ari Mascarenhas,  Cinthia Mascarenhas, Gabriel Franco, Flavia Rodrigues, Luiza Rodrigues, Mannoela Silva,  Marlon Ricardo , Victor Andrade, Sawara
Músicos: Leandro Pfeifer, Elias Costa, Jessica Evangelista, Wellington Bernardo, Wesley Bernardo, Wesley Christian
Bailarina Convidada: Thais Gimenez
Fotógrafo: André Dib
Assessoria de Imprensa: Marlene Franco

SERVIÇO: “Morená”
Local: Teatro Popular Solano Trindade (Rua Santa Tereza, 30 – Embu das Artes)
Data: sábado 08 /12 às 15hs e 19hs e domingo 08/12 às 14hs e 16:30hs
Ingressos gratuitos
Recomendado para todas as idades
Mais informações:
INSTITUTO ARAPOTY – (11) 4165 4499 – cultura.arapoty@gmail.com
Rua Victor Manzine, 20 – Centro – Itapecerica da Serra – SP
* Texto – Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fazer seu comentário, por gentileza, deixe seu nome seu e-mail. Dê sua opinião sobre os temas e, ou, o blog. Muito Obrigado!