Livros de Ari Mascarenhas

Nessa página você confere todos os livros individuais de Ari Mascarenhas, bem como suas participações em coletâneas e antologias. 


Livros universitários

A arte de contar histórias: Uma poética da memória em Leite Derramado de Chico Buarque

O romance Leite Derramado (2009), escrito por Chico Buarque, reconstrói a história de um velho centenário por meio de um resgate de fatos e associações fictícias organizadas através da edição memorialística do narrador. No romance, o narrador se encontra em um leito de hospital e transmite suas experiências à medida que as rememora. Essas memórias dialogam com uma percepção social, de uma determinada classe, reconhecível, inclusive, na estilização da linguagem elaborada pelo autor. A arte de contar histórias, que em Leite Derramado se manifesta por meio da transmissão oral, atenderá às necessidades comunicativas do narrador e dialogará com sua perspectiva melancólica. Ao revelar os recursos utilizados pelo narrador-protagonista para reconstituir verbalmente sua história e a de seus ancestrais, percebemos os eventos históricos manipulados pela retórica de Eulálio, cuja perspectiva esclarece seu discurso de classe, baseado nas experiências próprias ou alheias resgatadas pela memória que, por sua vez, se apresenta de maneira desalinhada.

Onde encontrar: https://www.amazon.com.br

Literaturas Africanas e Afro-brasileiras 


 A obra Literaturas Africanas e Afro-brasileiras provém de estudos realizados sobre as relações entre a literatura e a africanidade, valorizando questões referentes à negritude, à crioulização, à mestiçagem e à formação de professores. O título da disciplina já anuncia a diversidade cultural e identitária dos estudos aqui propostos: trata-se de “africanas” no plural porque são vários países africanos de língua portuguesa a serem estudados e, por outro lado, “afro-brasileira” remete apenas ao Brasil e, por isso, está escrita no singular. A partir da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira, também o ensino na graduação, em curso de licenciatura, torna-se necessário. Não somente para atender a legislação, mas também para olharmos para nossas raízes e nossa cultura contemporânea faz-se necessário ampliarmos esses estudos. 

Onde encontrar: http://livrariavirtual.unilasalle.edu.br/ead/literaturas-africanas-e-afro-brasileira

Aquisição de linguagem escrita e oral


O livro apresenta um percurso conciso pelas principais teorias acerca do processo de concepção da linguagem e pelas diferentes formas de aquisição. Dentre os temas abordados na obra, destacam-se os conceitos introdutórios da linguagem, as linhas gerais sobre os modelos de aquisição das linguagens escrita e oral, as abordagens construtivista e sociointeracionista, as teorias que inspiraram a confecção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os processos de aquisição das linguagens na BNCC e as principais teorias da enunciação. O objetivo deste trabalho é oferecer ao leitor um instrumento de consulta e atividade que possa complementar seus estudos e prepará-lo para os inúmeros desafios que a aquisição de linguagem impõe aos educadores.

Onde encontrar: https://www.editorasenacsp.com.br ou na Amazon.com.br


Literatura Portuguesa




Literatura portuguesa resgata as primeiras manifestações artísticas da nossa língua, nos primórdios do reino de Portugal, e aborda as características fundamentais de importantes períodos que elevaram a literatura portuguesa de uma simples cantiga popular, no século XII, ao prêmio Nobel de literatura, no final do século XX. Dessa maneira, a obra detalha as principais contribuições da literatura medieval, durante o Trovadorismo e o Humanismo; discorre sobre a grandeza da era clássica, com o Classicismo, o Barroco e o Arcadismo português; e chega à era romântica, que culmina na elaboração da prosa moderna, importante para o desenvolvimento da língua e da sociedade portuguesas, a partir do século XIX. O objetivo central da obra é oferecer ao leitor um panorama crítico desse percurso, a fim de destacar as adaptações, a diversidade, as inovações e, principalmente, a relevância desses textos literários, não apenas nos países falantes da língua portuguesa, mas em todas as culturas que representam ou em que são apresentados.

Onde encontrar: https://www.editorasenacsp.com.br ou na Amazon.com.br

Literatura Brasileira I 



Literatura Brasileira I resgata as principais características, autores e gêneros que
fundamentaram a nossa literatura entre os séculos XVI e XIX. Nesse recorte, a obra
analisa, primeiramente, as manifestações literárias que se sucederam à Carta de Pero
Vaz de Caminha no período denominado como Quinhentismo, perpassando pela análise
de Antônio Vieira e Gregório de Mattos como principais representantes do Barroco
brasileiro, e encerrando esse primeiro ciclo com a leitura das obras de maior destaque da
Escola de Minas. Em um segundo momento, debruçamo-nos sobre as obras substanciais
dos primórdios da Era Romântica, com análises e exemplos dos três movimentos
românticos do século XIX, as facetas do Realismo e do Naturalismo, trazendo também
um olhar crítico para o Simbolismo e o Parnasianismo. Além disso, a obra apresenta um
capítulo dedicado à abordagem da Literatura Brasileira na Base Nacional Curricular. O
objetivo desse livro é proporcionar ao leitor uma visão que fundamenta cada escola
literária, com foco no gênero predominante de cada período, a fim de auxiliá-lo no fazer
docente ou em outras atividades de pesquisa na área.

Onde encontrar: https://www.editorasenacsp.com.br ou na Amazon.com.br

LIVROS ARTÍSTICOS


Contempoemidade: Olhares Sobre o Espaço que nos Cerca.



 

Contempoemidade é uma antologia temática assinada por poetas contemporâneos envolvidos na construção do próprio espaço e suas vicissitudes. A inspiração dessa antologia é João Guimarães Rosa, que, com seu Grande Sertão: Veredas, nos delegou uma herança de percepção e valorização do espaço vivido, do espaço real que alimenta o imaginário, do espaço que identifica o homem por meio de marcas corporais e anímicas singulares, do espaço que projeta o mundo por comportar em cada centímetro de sua existência uma maquete do universo, do espaço móvel que se fixa no chão (mas que acompanha o viajante aonde quer que este vá), do espaço existente, construído, demolido, extinto... do espaço mágico; enfim, do espaço que habita em nós. Na composição deste trabalho, olhamos para nossos sertões e veredas oriundos do âmago de nossas relações com o que vemos, tocamos e sentimos.

Onde encontrar:www.amazon.com.br/Contempoemidade-Olhares-Sobre-Espa%C3%A7o-Cerca/dp/8560187375


Segundos: Poesia que brota dos instantâneos da alma. 



Um breve olhar para os sentimentos pulsantes dos discentes dos “segundos” médios, de 2013, do colégio Morumbi Sul.

“Mande trazer com o que escrever, quando já estiver colocado no lugar mais favorável possível para concentração do seu espírito sobre si mesmo. Ponha-se no estado mais passivo, ou receptivo, dos talentos  de todos os outros. A literatura  é um dos mais tristes caminhos que levam a tudo”.  Breton – Manifesto do Surrealismo 1924)

"Um exercício de escrita automática revela instantes". Essa é a única afirmação racional que se pode fazer de um texto tão impulsivo e subjetivo como o que propomos trabalhar. Não se trata de um produto do intelecto, de um objeto enquadrado nas normas gramaticais e tampouco preocupado com tais regras; trata-se do despertar anímico, um grito impulsivo de nossos instintos, uma marca do impacto entre o universo sensitivo e o mundo dos sentidos. Um instantâneo da alma. Um resgate aos momentos em que o desregramento era nossa maior liberdade, ainda que não tivéssemos consciência dela. O retorno ao lúdico, ao natural, ao instintivo... conduzido por palma e dedos desgovernados que cravam no papel letras, rabiscos, sinais...signos e símbolos.
É mesmo um instante mágico.
Agora imagine quando essa magia se manifesta dentro de uma sala de aula, com alunos do segundo ano médio, durante cinco inesquecíveis minutos, que conseguem expor e registrar os impulsos apaixonados de corações tão distintos e ávidos por manifestação. Imaginou? Cinco minutos são trezentos segundos de liberdade que a escrita automática trouxe a esses jovens, são trezentos segundos em que eles foram instigados a permitir que suas mãos, cansadas de tantos afazeres acadêmicos, deslizassem no papel e formatassem naquela folha uma imagem que representasse, sem a intenção, uma perene viagem para fora de todo e qualquer universo regrado. Trezentos segundos para que cada um, naquela sala, pudesse derramar em sua carteira, sem medo da censura moral ou linguística, seus medos, anseios, desejos, crenças, sonhos, incômodos... Enfim, trezentos segundos sem más-caras. E aqueles que optaram por continuar com as regras, tinham a liberdade de fazê-las. Nada é imposto em uma escrita automática. Tudo se sente se experimenta, se permite. Tudo transcende de dentro do indivíduo. É a prática da antropofagia modernista.
Meu papel aqui é o de alinhar no modelo costumeiro, consumível, regrado, parte do universo poético (antes inimaginável para a maioria) que eles nos permitiram ver, ler e apreciar. O texto individual de cada escrita automática foi devolvido ao aluno, pois entendemos que cabe a cada um a decisão de mostrar as particularidades de sua criação. Portanto, o que veremos aqui, são películas que se projetaram em minha tela mental com base nos roteiros surreais dos nossos estimados alunos.


Onde encontrar:  https://artesanallivros.blogspot.com/




Fruto Vermelho: Arte, Sentimentos e Sociologia nas Reflexões de Um Jovem Brasileiro.




O que dizer de mais um livro de poesias lançado no mercado?, o que dizer de Fruto Vermelho? O livro traz em sua essência crenças e percepções. Até aí, nada de novo. A poesia permite o grito calado, antagônico em sua essência, sutil em seu efeito, mas preciso. Quando comecei a organizar meus escritos, pensei que jamais acabaria. Não pela quantidade, mas pela importância que estes escritos tinham para mim. São textos que revelam um estado cíclico, puro e sem máscaras. Precisei escolher alguns e com isso, percebi o quanto eu havia gritado com tintas de esferográficas baratas em papéis diversos. Notei , que por muito mais tempo do que imaginava, manifestei cada cena , cada experiência e visão de coisas que julguei importante e de algumas que permiti que fossem importantes para mim. O que tenho a dizer sobre este livro de poesias é que: - Este é um livro humano. Um trabalho que desenha em sua imanência e explica em sua iminência em vocábulos simples e virtuais. Cada poesia tem o seu momento e cada momento tem o seu registro... Poético. As poesias escritas e desenhadas são intertextuais no que se refere a sua construção e sua leitura, comunicação que ultrapassa os limites da escrita, transformando uma simples acentuação em um infinito universo de sentidos. Diferentemente do Mestre Caeiro, que sentia para escrever, este é um livro que escrevi para sentir. Desejo que o leitor "sinta" , ao ler estes textos, tudo aquilo que sua interpretação ou captação de mensagem permita sentir.

Onde encontrar: https://www.amazon.com.br/Vermelho-Sentimentos-Sociologia-Reflex%C3%B5es-Brasileiro/dp/8560832564

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